PostHeaderIcon Quando a ajuda cai do “shell”…

Muitos administradores de sistemas, desenvolvedores e até usuários (mais avançadas) de GNU/Linux (e outros tipos de Unix, na verdade) costumam lidar com a famosa “tela preta” por horas todos os dias. E, como não poderia ser diferente, mudar de diretórios é uma tarefa executada dezenas ou centenas de vezes em uma simples jornada de trabalho. Com isso, errar o caminho do diretório é algo bem comum e que, além de fazer você perder tempo, pode prejudicar sua paciência!

Uma das formas de facilitar sua vida no poderoso mundo da “tela preta” é o próprio recurso do auto completion, presente em shells com o bash. Outro truque bem simples e interessante, mas deconhecido por muitos, é comando shopt. Com ele, pode-se pedir uma ajuda da shell para completar seus comandos “cd” para mudar de diretório quando há apenas um pequeno erro de digitação.

Por exemplo, suponha que ao tentar entrar no diretório /tmp, vc execute o seguinte comando:

$ cd /tmx

Obviamente que você receberá uma mensagem de que esse diretório (/tmx) não existe. Entretanto, tente executar o comando shopt dessa maneira:

$ shopt -s cdspell

Em seguinda, tente executar o comando “cd /tmx” e confira que, mesmo tendo errado o caminho, você estará dentro do diretório pretendido, ou seja, o /tmp. Se você quiser que todas os seus terminais de comandos sejam executados já com essa opção, basta inserir o comando “shopt -s cdspell” no arquivo .bashrc ou .bash_profile (conforme sua distribuição Linux ou versão de Unix).

Antes de terminar, logicamente que o título desse pequeno post é completamente baseado nas “peripécias criativas” de meu grande amigo e mestre do shell Júlio Neves. Por fim, como se pode ver, mesmo no mundo da “tela preta”, às vezes, a ajuda cai do “shell”. Até a próxima!

Leave a Reply