PostHeaderIcon Processo “kworker” deixando seu computador inutilizável?

Recentemente, comecei a ter alguns problemas de desempenho em notebooks com o Ubuntu 11.04. Investigando melhor, não foi difícil verificar que o problema ocorria apenas quando os equipamentos estavam com suas baterias sendo carregadas. O desempenho literalmente desabava ao ponto do próprio mouse não funcionar direito. Com um simples “ps” foi possível identificar o vilão: o kworker, um processo que ajuda o kernel a desempenhar suas atividades.

Uma rápida pesquisa foi suficiente para verificar que o problema já parecia incomodar alguns usuários de Linux, incluindo aqueles de outras distribuições diferentes do Ubuntu, como o Fedora, por exemplo. Depois de algumas sugestões que não surtiram efeito, encontrei uma solução que parece ter dado “conta do recado”. Diante disso, resolvi compartilhar por aqui para poder ajudar quem possa estar, eventualmente, com o mesmo incômodo problema.

A solução, simples, consiste apenas em alterar o conteúdo da variável “/sys/module/drm_kms_helper/parameters/poll”. Para isso, abra um terminal de comandos com privilégios de super-usuário (em distribuições como o Ubuntu você pode utilizar o comando sudo, por exemplo) e execute o comando “echo”, de acordo como apresentado a seguir:

$ sudo su - 
# echo N> /sys/module/drm_kms_helper/parameters/poll

Se você estiver em frente ao seu computador com o problema de ter sua CPU “consumida” pelo kworker, o comando acima deve ser suficiente para fazer tudo voltar tudo ao normal em poucos segundos. Essa solução, entretanto, não será mais válida em seu próximo reboot. Para fazer com que ela seja permanente em seu sistema, insira a mesma configuração no arquivo /etc/modprobe.d/local.conf, conforme apresentado a seguir:

$ sudo su - 
# echo "options drm_kms_helper poll=N" >/etc/modprobe.d/local.conf

Bem, acho que é isso. Espero que possa ajudá-los.

Leave a Reply