PostHeaderIcon Trocando a posição e a ordem dos botões nas janelas do Ubuntu 10.04.

O layout do Ubuntu 10.04 mudou bastante com relação às versões anteriores. Além da mudança dos tons de marrom, já tradicionais, outras coisas também sofreram alterações e o que muitos usuários devem ter percebido é que, dentre essas mudanças, está a posição dos botões de minimizar, maximizar e fechar as janelas. Normalmente, esses botões ficavam parte superior das janelas no canto direito. Agora, por padrão, esses botões mudaram de lado e passaram a ficar no lado esquerdo.

Se isso representa uma mudança desconfortável pra você, saiba que é muito simples de alterar. Aliás, é interessante descobrir que, facilmente, é possível até trocar a ordem desses botões de maneira muito simples. Vamos dar uma olhada?

Para alterar esse compartmento, abra um terminal de comandos e execute o seguinte programa:

$ gconf-editor

Logo, será apresentada uma janela semelhante a da figura abaixo:

gconf-editor para alterar a posição dos botões das janelas

Em seguida, vá até a opção “apps > metacity > general” e note que, na janela da direita irá aparecer a chave “button_layout”. Por padrão, esse campo deve conter os seguintes valores:

close,minimize,maximize:

Para alterar os botões para o lado direito, tradicional, clique sobre esse campo e altere a posição do “:” para o lado esquerdo, de forma que fique dessa maneira:

:close,minimize,maximize

Depois, basta pressionar ENTER para confirmar suas alterações e, imediatamente, você irá verificar que os botões mudaram de posição em todas as suas janelas.

Outra mudança possível é alterar a ordem dos botões. Por exemplo, para fazer com que o botão de fechar uma janela seja sempre o mais a direita, como acontece na maioria dos ambiente gráficos, basta trocar o valor da chave “button_layout” para:

:minimize,maximize,close

Pronto. Simples, não? Agora, basta escolher a disposição que mais lhe agrada.

Leave a Reply