PostHeaderIcon Problemas com o applet do Network Manager no Ubuntu?

Normalmente, toda as vezes que é lançada uma nova versão das distribuições GNU/Linux que costumo utilizar em meus ambientes desktop gosto de fazer uma instalação fresh. Por completa falta de tempo tive que abrir mão dessa prática e acabei atualizando o Ubuntu, uma das distribuições que utilizo em meus computadores, utilizando o próprio gerenciador de atualizações (update-manager). Estava com o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) e com esse processo, migrei meu ambiente durante a madrugada, para o Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx).

Tudo parece ter funcionado adequadamente a não ser pelo fato de que o applet do Network Manager, aquele ícone que permite  conectar às redes wireless, ao 3G ou às redes com fio facilmente, sumiu da minha barra superior. Após alguns minutos procurando pela solução, encontrei algo bem simples que resolveu o problema

Abra um terminal e como super-usuário, edite o arquivo /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf com o seu editor preferido e procure pelo seguinte parâmetro:

managed=false

Em seguida, altere-o para:

managed=true

Salve o arquivo e reinicie seu computador. Em seguida, efetue o login com o seu usuário e veja se o problema foi resolvido.

Outra alternativa interessante pode ser instalar o wicd, um gerenciador gráfico de conexões de rede que cria, da mesma maneira que o Network Manager, um ícone em sua barra de notificações. É um aplicativo bem intuitivo e fácil de utilizar. Para instalá-lo, basta utilizar o apt-get:

# apt-get install wicd

É isso. Até a próxima!

6 Responses to “Problemas com o applet do Network Manager no Ubuntu?”

  • Elias Quiven disse:

    Muito obrigado por essa dica passei quase a semana toda atras disso e só com a sua ajuda eu consegui esta solução, alias é nisso que é baseado o software livre um ajudar o outro na hora da necessidade

    muito obrigado novamente
    e um forte abraço!

  • Jansen Sena disse:

    Olá Elias,

    fico contente em saber que a dica foi útil para resolver o problema com o Network Manager! Com toda certeza, o compartilhamento do conhecimento é um dos mais importantes e valiosos valores do software livre!

    Saudações livres!

    Jansen Sena

  • Milton disse:

    Grato pela informação,

    Passei horas no foruns, nos espaços coletivos de compartilhamento e não achei algo como sua informação. Fico feliz pela oportunidade de compartilhar uma informação que se transforma em conhecimento.

    Grato mais uma vez.

    Milton

  • Jansen Sena disse:

    Olá Milton,

    fico contente de que esse rápido post tenha lhe ajudado a resolver um problema em seu ambiente Ubuntu. Ainda em tempo, obrigado por sua visita aqui no site.

    Saudações livres!

    Jansen Sena

  • Josecho disse:

    Muito obrigado pela informaçom, foi de mutia ajuda.

  • Sérgio Ferreira Jr. disse:

    Como não achei esta dica da alteração do /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf a tempo acabei por remover o knetwork-manager (network-manager-kde) e instalei o Wicd.

    Acabei encontrando outro problema.
    Sempre que tentava conectar retornava a mensagem “Não foi possível obter o endereço IP” (para redes inseguras/sem senha) ou “Senha inválida” (para redes com senha).

    Uso o Kubuntu 10.04 e, pesquisando em seus fóruns, encontrei a minha solução: remover COMPLETAMENTE todos os pacotes que compreendem o knetwork-manager com o comando ‘apt-get purge’, são eles:
    – modemmanager
    – network-manager
    – network-manager-openconnect
    – network-manager-openvpn
    – network-manager-pptp
    – network-manager-vpnc
    – knm-runtime
    – network-manager-kde
    – plasma-widget-networkmanagement

    Fica a dica para os que tiveram o mesmo problema que eu.

Leave a Reply