PostHeaderIcon Trocando wallpapers automaticamente no Gnome.

Se para a matemática e outras ciências da mesma época sete anos não significam nada, para a computação essa não é uma verdade. Era início de 2002 quando resolvi criar para meu ambiente Gnome um script para trocar, automaticamente, os papéis de parede de meu desktop. O script, desenvolvido em Perl, foi publicado na Dicas-L e esteve presente em meus desktops por muito tempo. Depois, por absoluta falta de tempo, acabei deixando-o de lado. Hoje, é possível encontrar soluções bem mais interessantes para desempenhar o mesmo papel como o Drapes, razão pela qual lembrei de meu velho e bom script em Perl.

A dica a respeito do Drapes foi encontrada acidentalmente em uma rápida navegação pelo site da Linux Journal. Publicada pelo próprio editor da revista, Shawn Powers, a dica é apresentada por meio de um vídeo que por ser bastante didático pode ser bem aproveitado até por aqueles que não tem muita intimidade com a língua inglesa. Para ajudar na divulgação, reproduzo por aqui um resumo do que é necessário para a utilização do Drapes em seu ambiente.

O primeiro passo consiste em instalá-lo utilizando o gerenciador de pacotes de sua distribuição. No caso do Ubuntu Linux, é possível fazê-lo por meio da interface gráfica ou mesmo pela linha de comando através do apt-get:

# apt-get install drapes

 Concluída a instalação, que não deve demorar mais do que uns poucos segundos, vá até System -> Preferences -> Desktop Drapes. Um ícone deve aparecer em sua barra superior. Clicando sobre ele com o botão direito, selecione a opção "Preferences". Na janela apresentada, na aba "Display", você pode utilizar o botão "Add" para adicionar os backgrounds que o Drapes irá considerar para seu desktop. Clicando na aba "General", marque a opção "Startup Desktop Drapes on start" para que o Drapes seja iniciado automaticamente. Na opção "Time Selection" defina o tempo que você quer que o Drapes alterne o papel de parede. Por fim, na opção "Wallpaper search directory" você pode selecionar um diretório no qual o Drapes irá monitorar em busca de novos papéis de parede. A figura abaixo mostra a tela de configuração do Drapes.

 Feito isso, o Drapes começa a trabalhar e você será surpreendido com a troca dos wallpapers em seu desktop Gnome periodicamente. Simples, não?

 

 

 

 

2 Responses to “Trocando wallpapers automaticamente no Gnome.”

  • erasmo disse:

    Jansen,

    como eu coloco no gnome, papel de parede diferente em diferente areas de trabalho, inclusive a area da TV.
    No kde é facil, e no gnome?

    obrigado,

    erasmo

  • admin disse:

    Olá Erasmo,

    de fato, essa deveria ser uma feature presente por padrão no Gnome. Eu mesmo adoraria ter essa funcionalidade no Gnome a somente “alguns cliques” de distância.

    Procurando alguma coisa na Internet, encontrei uma maneira de fazer pelo próprio Compiz. Há um rápido e ilustratitvo HOWTO nesse link [1].

    Outra alternativa é utilizar o Wallpapoz [2] que, pelo visto, ainda não está inserido por padrão nos repositórios do Ubuntu, por exemplo.

    Espero que isso o ajude, ok?

    [1] http://tinyurl.com/6a5rde
    [2] http://wallpapoz.akbarhome.com/index.html

    Saudações livres!

    Jansen Sena

Leave a Reply