PostHeaderIcon Que tal utilizar man pages coloridas?

Ao contrário de outros sistemas operacionais onde o "help" e os manuais internos não servem pra muita coisa, sistemas GNU/Linux, da mesma maneira que os seus antecessores baseados em Unix, contêm as famosas man pages, uma espécie de manuais online que trazem informações muito úteis a respeito de comandos, arquivos de configuração e outros recursos do sistema operacional. Até mesmo administradores de sistemas GNU/Linux mais experientes costumam consultar frequentemente as man pages do sistema operacional em busca de solução para os seus problemas diários.

Apesar de úteis e com uma estrutura padronizada que facilita a leitura e a busca de informações, as man pages possuem uma formatação muito simples. Que tal ajudar um pouco a melhorar sua aparência com um pouco de cor?

O primeiro passo consiste em instalar o pacote "most". Em distribuições baseadas no Debian, por exemplo, pode-se utilizar o apt-get para essa atividade:

# apt-get install most

Em seguida, basta abrir um terminal usando a conta de um usuário qualquer e configurar o most como o utilitário a ser utilizado pelo comando man para mostrar os manuais:

$ export MANPAGER="/usr/bin/most -s"

Agora, basta abrir uma man page qualquer:

$ man cp

Na figura abaixo está um exemplo do resultado:

 

 

Essa configuração, entretanto, permanece ativa apenas para o terminal em que você exportou a variável MANPAGER. Para fazer com que seu usuário sempre utilize esse recurso, insira o comando "export", por exemplo, no arquivo .bashrc, dentro do diretório de trabalho do usuário (por exemplo /home/jansen).

Leave a Reply