PostHeaderIcon Site de Rubens Barrichello foi invadido e pichado!

Acabei de ver essa notícia no site da Globo.com. Tão logo terminado o Grande Prêmio do Bahrein, hoje, 26 de abril, o  foi invadido por crackers. Após ter sido retirado do ar, o site original foi substituído por outro com a figura aí ao lado fazendo alusão ao tempo em que Rubinho corria na Ferrari e foi alvo de uma brincadeira de um programa humorístico de televisão que o assoaciava a uma tartaruga.

Do ponto de vista de segurança, é importante tomar esse como mais um, dentre tantos outros, exemplo de que é necessário sempre, dedicar atenção à segurança de sistemas que costumam ficar expostos 24 horas por dia na Internet.

Nesse caso, por se tratar de um site pessoal e pelas próprias características do ataque, o objetivo parece ter sido, simplesmente, denegrir a imagem do piloto brasileiro que, diga-se de passagem, nunca conseguiu alcançar posições de liderança que o fizessem disputar um título mundial, mesmo quando estava em uma equipe de ponta. Opiniões esportivas à parte, em se tratando de um site corporativo, invasões como essa tomam proporções ainda mais sérias, uma vez que  colocam a credibilidade da instituição em "xeque" perante seus clientes e parceiros,  podendo prejudicar significativamente o próprio negócio da corporação.

 

Leave a Reply