PostHeaderIcon Problema com screen lock no Ubuntu-eee 8.04.1.

Depois de instalar o Ubuntu 8.04.1 em meu Asus EeePC, não demorou muito para encontrar um problema: após o lock screen travar a tela do ambiente gráfico depois de passar alguns minutos longe do computador, não era possível autenticar meu usuário novamente e retormar o uso normal do sistema. A mensagem de falha na autenticação era apresentada como se a senha que estava sendo inserida estivesse errada.

A explicação para esse problema está no fato de que utilitário unix_chkpasswd, capaz de verificar a senha do usuário atualmente logado no sistema, vem com as permissões e o grupo incorretos. Caso você esteja passando pelo mesmo problema, basta verificar as permissões e o grupo atual do arquivo em seu sistema. Para tanto, abra um terminal de comandos e execute um "ls -l":

root@aragorn:~# ls -l /sbin/unix_chkpwd
-rwxr-xr-x 1 root root 19584 2008-08-22 17:03 /sbin/unix_chkpwd

Note que o grupo do arquivo é "root" ao invés de "shadow" e, dentre os modos de permissão, não existe o SGID habilitado, indicado por meio de uma letra "s" ao invës do "x" que indica a permissão de execução para o grupo. Se você detectou o mesmo resultado em seu sistema, a correção pode ser feita por meio de dois comandos executados com privilégios de root.


Para isso, primeiramente, abra um terminal e transforme-se em super-usuário por meio do seguinte comando, digitando a senha de seu usuário:

jansen@aragorn:~ $ sudo su –

Por fim, execute os comandos chown e chroot para alterar o grupo do arquivo e as permissões, respectivamente, conforme mostrado a seguir:

root@aragorn:~# chown root:shadow /sbin/unix_chkpwd
root@aragorn:~# chmod 2755 /sbin/unix_chkpwd

Realizadas as correções, execute novamente o comando "ls -l" para certificar-se que o resultado está semelhante ao exibido a seguir:

root@aragorn:~# ls -l /sbin/unix_chkpwd
-rwxr-sr-x 1 root shadow 19584 2008-08-22 17:03 /sbin/unix_chkpwd

Agora, feche o terminal e assim que o lock screen travar sua tela novamente, basta digitar a senha do seu usuário para retomar a utilização do seu ambiente gráfico!

Leave a Reply