PostHeaderIcon Software livre em Santarém/PA!

 

O SIGES 2008 (Semana de Informática, Geotecnologias e Encontro de Software Livre de Santarém) está na sua Quinta Edição, e desde a primeira versão da Semana de Informática de Santarém, a idéia principal era colocar em prática alguns princípios fundamentais que norteiam a construção do conhecimento: o compartilhamento de idéias e informações, a difusão livre de dados e tecnologias emergentes e a formação de parcerias construtivas.

Com a abordagem inicial voltada para a área de Informática procurou-se também a inclusão social como parte integrante desta construção; levando-se em consideração aspectos tipicamente regionais. Para a realidade amazônica, incentivar a participação das instituições e a troca de idéias entre as comunidades acadêmicas e técnicas locais no escopo do evento foi fundamental para seu sucesso e consolidação. Em 2006 detectou-se a necessidade de abordar novas tecnologias com maior ênfase, com isto, deu-se a inclusão do tema Geotecnologias. Tópicos como geoprocessamento, sensoriamento remoto, monitoramento ambiental dentre outros, começaram a se tornar obrigatórios para um melhor entendimento da realidade amazônica. Surge então a SIGES 2006.

Finalmente, para consolidar o compromisso original com a agenda do conhecimento, a inclusão social e a livre difusão de tecnologias e informações, a SIGES 2007 inclui a temática de Software Livre em seu eixo, e a firme disposição de estimular ainda mais a participação da academia, das instituições locais provedoras e consumidoras de tecnologia e da comunidade regional em geral.

Contando com a participação de estudantes de nível médio, graduação e pós-graduação,  professores, pesquisadores e profissionais da área, o evento constitui-se em excelente oportunidade de consolidação de parcerias e integração de interesses comuns de instituições de ensino e pesquisa na região de Santarém, PA, contribuindo para a inclusão digital como benefício social e como agente motivador na formação e atualização técnica e acadêmica em desenvolvimento na Amazônia.

4 Responses to “Software livre em Santarém/PA!”

  • Marcos disse:

    Sou estudante de sistemas de informação da Universidade Federal do Pará e achei legal encontrar aqui uma matéria sobre o siges, a cada ano ele vem se tornando um grande evento em nossa região, com minicursos e palestras além da inclusão social e digital. Só pra relatar eu estava no seu minicurso, foi muito bacana, esperamos que vc volte novamente para um minucurso.
    Abraço.

  • admin disse:

    Olá Marcos,

    primeiramente, obrigado por acessar o site. O SIGES e toda a comunidade de software livre de Santarem irão, com certeza, fazer um evento ainda melhor do que o do ano passado. Não tenho dúvidas disso. Ainda em tempo, Marcos, obrigado por estar presente no minicurso no ano passado e espero que possamos nos encontrar novamente em mais um minicurso ou em outras atividades do SIGES 2008.

    Saudações livres!

    Jansen

  • SALADINO NETO disse:

    Participei do seu minicurso no SIGES 2007 e espero que venha por aqui nos trazer mais conhecimento e compartilhar um pouco de sua experiência agora no SIGES 2008. Sou estudante de Sistemas de Informação do CEULS/ULBRA e acompanho sempre suas dicas. Obrigado por aquela do som no Ubuntu 8.04, pois troquei para um hardware idêntico à do seu tutorial, mas no final voltei para o Debian Etch mesmo que reconhece logo de cara. Valeu!

  • admin disse:

    Olá Saladino,

    fico contente em saber que você está sempre acompanhando as dicas e as matérias do site. Melhor ainda saber que a informação que tem por aqui foi, de alguma maneira, útil pra você.

    Nos encontramos no SIGES 2008!

    Saudações livres!

    Jansen Sena

Leave a Reply