PostHeaderIcon EeePC + Ubuntu = ubuntu-eee.

Não é novidade que o EeePC, o sub-notebook da Asus, desde o seu lançamento, caiu no gosto de muitos usuários. Presença cada vez mais constante no dia-a-dia daqueles que precisam mobilidade para lidar com emails, acesso a Internet e outras facilidades que um computador portátil pode proporcionar,  o pequeno computador já foi tema de materias em muitas publicações especializadas exatamente pela combinação de mobilidade e baixo custo. Possui interfaces de rede com e sem fio, um leitor de cartões de memória, três entradas USB, uma saída de vídeo, um monitor de 7 polegadas e ainda pesa menos de um quilo. Sua capa original confunde-se com uma agenda, um livro ou algo do tipo.

Cada vez mais popular nos ambientes universitários, o EeePC é uma alternativa muito interessante para quem costuma ministrar aulas, palestras e treinamentos. Da mesma maneira, para alunos, o sub-notebook é um excelente substituto para cadernos e fichários. Para outros tipos de usuários, o "pequeno da Asus" é, da mesma maneira, bastante versátil para o dia-a-dia pelos recursos para navegar na Internet, acessar emails e comunicar-se com clientes e parceiros por meio de aplicativos de bate-papo ou VoIP. Para quem viaja constantemente de avião, por exemplo, o EeePC é portátil o suficiente para quem deseja abrir um computador a bordo entre as poltronas cada vez mais espremidas e estreitas das companhias aéreas.

Em meio a comunidade de software livre, outra vantagem do EeePC é o fato de seu sistema operacional original ser baseado em GNU/Linux. Entretanto, para aqueles que costumam customizar seus ambientes, o Xandros, sistema operacional do EeePC, não é a alternativa mais interessante. O sistema vem com uma configuração chamada Easy Mode que apresenta ícones grandes para os aplicativos de fábrica. Uma interface simples e fácil, mas não suficiente para quem precisa de mais:

As primeiras tentativas, logo indicam uma alternativa: o Full Desktop Mode, que pode ser habilitado com algumas poucas configurações e que deixa o EeePC, ainda com o sistema operacional original, mas com um "jeito" mais próximo de um desktop convencional. Habilitando esse recurso ainda torna possível o uso do Easy Mode a qualquer momento.

Entretanto, a quantidade de recursos disponíveis ainda parece limitada tal como a quantidade de pacotes disponíveis, por exemplo. Além disso, para quem é usuário de sistemas GNU/Linux, usar em um computador pessoal uma distribuição que não seja aquela de sua preferência é o mesmo que precisar vestir a camisa de um time que não seja aquele do seu coração.

Não demorou muito para que logo aparecem diversos tutoriais na Internet demonstrando como substituir o Xandros por outras distribuições. Devido a sua popularidade, a instalação do Ubuntu  passou a receber bastante atenção nos fóruns. Por conta das particularidades do hardware, após a instalação do sistema por meio de um pen drive ou CD/DVD externo, é necessário executar alguns procedimentos para que todos os dispositivos passem a funcionar adequadamente.

Pouco tempo depois, foi criado o Ubuntu-eee, uma versão customizada que já resolve parte significativa dos problemas da instalação do Ubuntu Linux no EeePC, tais como fontes menores para aproveitar melhor o seu pequeno display, drivers para alguns de seus dispositivos não reconhecidos adequadamente pela distribuição padrão, aplicativos mais comuns para usuários, dentre outros.

 
Vale a pena experimentar? Claro que sim! Em pouco tempo, publico alguns comentários sobre minha experiência pessoal na instalação do Ubuntu-eee. 

4 Responses to “EeePC + Ubuntu = ubuntu-eee.”

  • Mario Bessa disse:

    Prof. Jansen, como vai?
    Adquiri um Asus 1000H e instalei o eeeUbuntu, mas como não sou expert em linux não consegui fazer funcionar: o som, a câmera etc. Preciso de um passo-a-passo para deixar o meu EeePC igual ao teu (tô com inveja do desktop que você escolheu).

    Abraços.

  • admin disse:

    Olá Mário,

    tudo bom? Bem, infelizmente, meu hardware (Asus EeePC 701) é mais antigo e diferente do seu. Por conta disso, não tenho como testar o funcionamento do Ubuntu-eee nesse hardware para poder ajudá-lo mais.

    De qualquer maneira, qual versão do Ubuntu-eee você está tentando utilizar: o 8.04 ou o 8.04.1? Escrevi alguma coisa a respeito do 8.04.1 no texto que está em [1].Dentre outras mudanças, existem melhorias no reconhecimento de hardware, por exemplo.

    Procurando rapidamente pela Internet afora, encontrei um comentário interessante [2] a respeito da instalação do Ubuntu-eee 8.04.1 em em Asus 1000H e, segundo o relato, tudo parece que funcionou muito bem sem a necessidade de grandes ajustes. Antes, o autor desse comentário relatou que instalou o Ubuntu-eee 8.04 e precisou alterar o kernel para resolver problemas com a interface de rede sem fio e som, por exemplo.

    Portanto, se você estava utilizando o Ubuntu-eee 8.04, eu sugiro, sem ter o mesmo hardware para testar, a utilização do Ubuntu-eee 8.04.1.

    Espero que essas dicas lhe sejam úteis! Da mesma maneira, espero que logo tenhamos por aqui o seu comentário de que tudo está funcionando bem com o Ubuntu-eee! É uma solução de bastante qualidade. Vale a pena experimentar!

    Grande e saudoso abraço, Prof. Mário!

    [1] http://www.jsena.info/2008/11/01/ubuntu-eee-8041-um-rapido-overview/
    [2] http://www.aloke.info/2008/09/10/asus-eee-pc-1000h-and-ubuntu-eee-the-best-companion/

    Jansen Sena

  • WBoness disse:

    Prezado,
    Gostaria de tentar instalar ou configurar o easy mode (ou algo semelhante) em uma distro desktop.
    Você pode me indicar algo?

  • admin disse:

    Olá “WBoness”,

    acho que não entendi direito o que você pretende. Você gostaria de instalar uma versão do Xandros utilizada no eeePC original com o ambiente de Easy Mode em um desktop?

    Sendo isso, acho que é possível tentar identificar na versão original de GNU/Linux do eeePC o ambiente que cria o Easy Mode e tentar instalá-lo em uma distro GNU/Linux. Não vejo nenhuma dependência técnica que possa impedir essa atividade.

    Sendo possível, mande mais detalhes a respeito do que você pretende, ok?

    Saudações livres!

    Jansen

Leave a Reply