PostHeaderIcon Shell script por Júlio Neves e Aurélio Marinho.

Certa vez, ouvi um amigo me classificar como "livrólota". É bem verdade que não posso negar o apego e a curiosidade que tenho por livros, fundamentalmente, por aqueles que, de alguma maneira, têm relação com minha área de trabalho. E, como qualquer administrador de sistemas Unix/Linux, shell script é sempre um assunto que merece atenção especial.

Quando bem dominado, o desenvolvimento de shell scripts é um aliado poderoso do dia-a-dia para automatizar tarefas e fazer com que o sistema torne-se customizável o suficiente para atender apropriadamente às suas necessidades. E, particularmente, considero esse ser um grande diferencial de sistemas baseados em Unix, como o Linux, por exemplo, quando comparado a outros sistemas que não possuem recursos semelhantes. Aliás, shell scripts são essenciais para o funcionamento de qualquer sistema da família Unix e, entendê-los com propriedade é fundamental para desmistificar e desvendar o compartamento de um sistema sob sua administração. Parte significativa do processo de boot é realizada por meio dos shell scripts, por exemplo.

Com isso, atualizei a sessão de Resenhas do site com dois livros nacionais que, de fato, fazem a diferença no aprendizado de shell script e, por conta disso, tenho recomendado ambos a colegas de trabalho e alunos. Trata-se do livro "Programação Shell Linux" de Júlio Neves e "Shell Script Profissional" de Aurélio Marinho.

Leave a Reply