PostHeaderIcon Ubuntu 8.04 sem som ?!

Uma das razões pela qual o Ubuntu Linux vem conquistando cada vez mais usuários está no fato de ser uma distribuição bastante voltada ao usuário final. A instalação é simples, o ambiente desktop é intuitivo e simplificado, e o reconhecimento de hardware é automático para uma grande variedade de dispositivos.

Curioso para conferir as novidades da versão 8.04 (Hardy Heron), finalmente, consegui algum tempo para atualizar meu computador. A instalação, como sempre, foi rápida e bem simples. Entretanto, terminado o processo e reiniciado o computador com o novo sistema operacional, tive uma surpresa: meu notebook estava mudo, sem som.

O primeiro passo consistiu em consultar o modelo da placa de som:

# lspci | grep -i audio

00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 03)

Uma rápida pesquisa pelo Google foi suficiente para encontrar uma solução, compartilhada a seguir. O problema pode ser revolvido por meio da passagem de um parâmetro para o módulo de kernel que trabalha com essa placa de som. Provavelmente, se sua placa de som for do mesmo modelo e caso você esteja com o mesmo "sintoma", a mesma solução pode ser utilizada.

Para evitar a edição manual de arquivos em futuras instalações e ajudar quem está passando pelo mesmo problema (e não quer perder mais tempo), criei um script que pode ser obtido aqui:

u804intelsoundfix.sh

Após baixá-lo, basta executá-lo como root, diretamente pela conta do super-usuário ou por meio do comando sudo:

$ sudo u804intelsoundfix.sh

Se tudo ocorrer bem, seu terminal de comandos irá apresentar o seguinte resultado:

Reinicie seu computador e verifique se o som está funcionando corretamente.

A propósito, meu notebook é um Asus F9S-1B. Existem muitos outros modelos, inclusive de outros fabricantes, que contêm essa mesma placa de som. Acredito, apesar de não ter testado, que essa solução funcione também.

Como resolver o problema manualmente?

A correção para que o som passe a funcionar é muito simples e consiste, basicamente, de uma alteração no arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base, que carrega os drivers do sistema de som, adicionando a seguinte linha:

options snd-hda-intel model=lenovo

Salve sua modificação, reinicie sua máquina e o som deve estar funcionando novamente. A vantagem de utilizar o script u804intelsoundfix.sh é que ele faz um conjunto de verificações antes de alterar o arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base, inclusive evitando duplicação das alterações necessárias e certificando-se que sua placa de som é igual àquela considerada aqui.

21 Responses to “Ubuntu 8.04 sem som ?!”

  • Rommel disse:

    Fala Jota,

    Me estressei com o som do Hardy logo de cara. Culpa do PulseAudio, que não está muito estável. Depois de algumas idas e vindas tentando conviver com travamentos e afins, voltei pro Alsa.

    Nunca mais tive problemas.

    Abraço,
    Rommel

  • admin disse:

    Rommel, pra esse mesmo notebook, na versão anterior do Ubuntu, o 7.10, precisei baixar os fontes do Alsa e compilá-lo manualmente, uma vez que a versão inclusa na distro não suportava minha placa de som.

    []’s

    J,

  • spinelli disse:

    Não consigo fazer o som funcionar nem o video.

    Ubuntu 8.04 lts

    occam@occammidia:~$ sudo lspci | grep -i audio
    00:05.0 Multimedia audio controller: nVidia Corporation nForce Audio (rev c2)
    00:06.0 Multimedia audio controller: nVidia Corporation nForce Audio (rev c2)
    01:08.0 Multimedia audio controller: ESS Technology ES1988 Allegro-1 (rev 10)

    o que acontece?

    Spinell

    http://www.occammidia.comb.ri

  • admin disse:

    Olá Spinell,

    por não ter uma placa semelhante, não posso ajudá-lo como gostaria. Entretanto, você pode postar mais detalhes de sua configuração? Você está tentando instalar o Ubuntu 8.04? O estranho é que, pela saída do lspci, você parece ter mais de uma placa de som. É essa sua configuração de hardware?
    Abraços,
    Jansen Sena

  • admin disse:

    Spinell,

    o problema parece, pelo menos, não ser tão trivial… Outras pessoas estão passando por situações semelhantes:

    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=735579

    Abraço,

    Jansen

  • admin disse:

    Spinell,

    aí vai outra discussão a respeito do seu problema…

    http://www.linuxforums.org/forum/ubuntu-help/120492-nvidia-driver-problem-very-weird-ubuntu-8-04-a-2.html

    Abraço,

    Jansen

  • Osvaldo Alencar disse:

    Amigo,
    Estou quase desistindo do Ubuntu 8. Trabalho com som há mais de 10 anos. E o”cara” não quer nada. É bem verdade que sou neófito em Linux. O que faço?
    Minha P.Mãe é uma Gygabyte GA-G31M-SL2 e o som (on board) Realtek HD Audio Input.
    Agradeço qualquer dica.

  • admin disse:

    Olá Osvaldo,

    se você postar mais detalhes talvez seja possível lhe ajudar em alguma coisa. Por exemplo, qual problema você tem? Seu sistema não reproduz nenhum som? Você pode postar por aqui a saída do comando lspci?

    Abraço,

    Jansen

  • Gorumbha disse:

    Como faço para configura o som que não sai no meu ubuntu 8.04
    Minha placa de som é uma da creative,

  • admin disse:

    Olá Gorumbha,

    você poderia postar mais detalhes do seu problema? Coloque por aqui a saída do comando lspci, por exemplo e o que você já tentou fazer para resolver o problema. Talvez assim, fique mais fácil tentar ajudá-lo.

    Abraço,

    Jansen Sena

  • Osvaldo Alencar disse:

    Pra vc é muito fácil, com esse currículo todo !
    Pra mim que sou engenheiro civil, embora use informática há muitos anos, principalmente para música e gravações ao vivo, nda pior do que ter que “completar” um programa, que sempre vem aos pedaços dada a finalidade do próprio Ubuntu que é o livre acesso. Tudo bem, continuo usando o Cakewalk e outros manjados do Tio Bill, mas não tenho que passar por apertos na hora de trabalhar.
    O pior, acho, é todo mundo insistir que o Linux é “muito mais fácil” que o Windows.
    Vamos deixar de soberba… (isso não é com vc)

  • admin disse:

    Olá Osvaldo,

    costumo dizer que o “fácil” aos olhos das pessoas é sempre relativo. Dizer que o banco do motorista é mais “prático” quando posicionado do lado esquerdo do carro, por exemplo, não é uma verdade no mundo inteiro. Existem pessoas, ainda que em número menor, para as quais as operações mais básicas em um sistema Windows seriam bem complicadas e “diferentes”.

    Todos os seus anos como usuário de informática, ou pelo menos parte bem significativa deles, devem ter sido por meio do Microsoft Windows e outras ferramentas para essa plataforma. Não fosse isso, talvez sua opinião fosse diferente.

    De maneira nenhuma, é possível afirmar que sistemas operacionais Linux não têm problemas. Todo software os têm… Por fim, se o Ubuntu ou outra distribuição Linux não atende ainda às suas necessidades, use de seu livre arbítrio para utilizar o sistema operacional de sua escolha.

    Por fim, acredito que comentários como o seu sejam muito úteis e devem servir como elemento catalisador para aqueles que desenvolvem software livre, como um todo, no sentido de criar soluções e produtos que consigam atender às necessidades das maioria dos usuários com qualidade, segurança e facilidade.

    Obrigado pelo comentário!

  • Guilherme disse:

    Oi! estou com problemas

    o meu: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 02)

    mas quando digito sudo u804intelsoundfix.sh o terminal responde:

    sudo: u804intelsoundfix.sh: command not found

    O que posso estar fazendo de errado?

  • admin disse:

    Olá Guilherme,
    o seu problema parece mais fácil de ser resolvido. O que está acontecendo é que você precisa indicar o caminho para o script que você baixou do site.

    Por exemplo, se você fez o download para o diretório /home/guilherme, por exemplo, você precisa executar o comando dessa maneira:

    $ sudo /home/guilherme/u804intelsoundfix.sh

    Caso você tenha feito o download do u804intelsoundfix.sh e tenha aberto um terminal que já se encontra no diretório no qual você salvou o arquivo (você pode checar o diretório corrente executando simplesmente o comando “pwd”), basta você executar o seguinte:

    $ sudo ./u804intelsoundfix.sh

    Nesse caso, Guilherme, “./” indica que você está se referindo a algum arquivo presente no seu diretório corrente.

    Se você não coloca o indicativo do caminho para o arquivo (e.g. /home/guilherme/arquivo, /tmp/arquivo/ /var/tmp/arquivo, etc) o sistema tentará procurar por esse arquivo nos diretórios indicados na variável $PATH. Como essa variável inclui apenas diretórios do tipo /bin, /sbin, /usr/bin, /usr/sbin, dentre outros, e não possui o diretório corrente (“.”), o arquivo que você indicou não é localizado nesses diretórios e o sistema reporta que o comando não foi encontrado (“command not found”).

    Por fim, observe que o script que desenvolvi resolve o problema para uma placa de som muito semelhante a sua. No meu caso, entretanto, trata-se da “rev 03” e a sua da “rev 02”. Como não tenho uma placa exatamente igual, não tenho como verificar se irá funcionar.

    De qualquer maneira, se for possível, registre postando um comentário por aqui caso funcione, ok?

    Saudações livres!

    Jansen Sena

  • chuck disse:

    kara aki em casa da erro de comand not found

  • Tupa disse:

    Olá amigo, minha placa é como a sua , tentei usar seu script mas trouxe os seguintes erros abaixo..

    root@ubuntu:/home/tupa# cd donwload
    root@ubuntu:/home/tupa/donwload# ls
    u804intelsoundfix.sh
    root@ubuntu:/home/tupa/donwload# ./u804intelsoundfix.sh
    Checking root privilegies… [OK]
    I detected your Ubuntu (8.04).
    Checking for sound card model… [Failed]
    You sound card does not seem to be 00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 03)
    Aborting.
    root@ubuntu:/home/tupa/donwload#

    Se puder me ajudar fico grato, segue abaixo a lista lspci ok

    root@ubuntu:/home/tupa/donwload# lspci | grep -i audio
    00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 02)

    root@ubuntu:/home/tupa/donwload# lspci
    00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82P965/G965 Memory Controller Hub (rev 02)
    00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 82P965/G965 PCI Express Root Port (rev 02)
    00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 02)
    00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 1 (rev 02)
    00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 4 (rev 02)
    00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 5 (rev 02)
    00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 02)
    00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 02)
    00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 02)
    00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation Unknown device 2833 (rev 02)
    00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 02)
    00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev f2)
    00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801HB/HR (ICH8/R) LPC Interface Controller (rev 02)
    00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) 4 port SATA IDE Controller (rev 02)
    00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) SMBus Controller (rev 02)
    00:1f.5 IDE interface: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) 2 port SATA IDE Controller (rev 02)
    01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation GeForce 8600 GT (rev a1)
    02:00.0 SATA controller: JMicron Technologies, Inc. JMicron 20360/20363 AHCI Controller (rev 03)
    02:00.1 IDE interface: JMicron Technologies, Inc. JMicron 20360/20363 AHCI Controller (rev 03)
    03:00.0 Ethernet controller: Attansic Technology Corp. L1 Gigabit Ethernet Adapter (rev b0)
    05:02.0 Multimedia controller: Philips Semiconductors SAA7130 Video Broadcast Decoder (rev 01)
    05:03.0 FireWire (IEEE 1394): VIA Technologies, Inc. IEEE 1394 Host Controller (rev 80)
    root@ubuntu:/home/tupa/donwload#

    Amigo tem um cara que aparece nesta lista acima SAA7130, ele se refere a uma placa de tv que tenho instalada , sera que ele pode ser o grande vilão? usava a distro suse linux 11.0 e nela funcionava o som mesmo com esta placa de tv….

    Bom amigo fico no aguardo de uma resposta sua ok.
    obrigado pela atenção

    Tupã

  • admin disse:

    Olá Tupã,

    na verdade, nossas placas de rede não são exatamente iguais. Observe a seguinte mensagem do script:

    “You sound card does not seem to be 00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 03)”

    Se você observar com cuidado, elas se diferenciam pela “rev 03” (no meu caso) e “rev 02” no seu. Como não pude testar para a “rev 02” acabei protegendo o script para não fazer as alterações caso a placa seja diferente do modelo exato que eu testei.

    Entretanto, caso você queira testar o script mesmo diante disso, basta você comentar as seguintes linhas acrescentao um “#” no início dessas linhas e executar o script novamente:


    echo -n “Checking for sound card model…”
    $LSPCI | $GREP “$SOUND_CARD_MODEL” >/dev/null 2>&1
    if [ $? -ne 0 ] ; then
    echo -e “\033[55G[\033[31;1mFailed\033[m]”
    echo “You sound card does not seem to be $SOUND_CARD_MODEL”
    echo “Aborting.”
    exit 1
    else
    echo -e “\033[55G[\033[32;1mOK\033[m]”
    fi
    sleep 2

    Se tiver tempo, vou tentar criar uma versão do script que permita continuar sua execução mesmo que a placa de som não corresponda ao modelo exato que eu testei após perguntar ao usuário o que deve ser feito.

    Por fim, Tupã, caso você execute o script com essa modificação e isso resolva o seu problema, deixe um registro por aqui. Se funcionar, podemos criar uma versão do script que contempla os dois modelos de plava de som com “rev 02” e “rev 03”.

    Abraço e saudações livres!

    Jansen

  • tupa disse:

    ola amigo, como no primeiro momento eu ñ havia conseguido fazer o som funcionar mesmo com o seu scripit tomei uma decisão mais radical e baixei a iso do ubuntu 8.10 alpha 6 , a final deve ser lançada no final deste mês, baixei e instalei e o som funcionou de primeira, ñ entendo os caras que fazem este sistema pois nesta versão que vai ser a ultima n tem problemas com a minha placa de som , mas nesta anterior 8.04 este problema existe, mas enfim vamos ao que interessa neste momento, gosto de testar varios sistema e fuçando encontrei o ubuntu ” ultimate edition” que na verdade é o 8.04 com algumas modificações a nivel de visual , vc deve conhecer certo, bom este cara tb tem problemas com o som, fiz o que vc citou na sua resposta a minha primeira indagação, fiz as mudanças mas tb ñ deram certo, inclusive fiz manualmente como vc tb cita e tb nada, tentei executar o arquivo com o comando “alt+f2” e trouxe esta mensagem abaixo..

    fixme:exec:SHELL_execute flags ignored: 0x00000500
    Aplicação não pode ser iniciada, ou não existe aplicação associada com o arquivo especificado.
    ShellExecuteEx falhou: Success

    Qdo como root atraves de um terminal veio esta abaixo

    root@milton-desktop:/home/milton/Desktop# u804intelsoundfix.sh
    bash: u804intelsoundfix.sh: comando não encontrado
    root@milton-desktop:/home/milton/Desktop# u804intelsoundfix.sh~
    bash: u804intelsoundfix.sh~: comando não encontrado
    root@milton-desktop:/home/milton/Desktop#

    Apesar da mensagem comando n encontrado o arquivo esta dentro da pasta sim, bom amigo espero quer vc tenha entendido o que ocorre aqui comigo ok….

    obrigado pela sua atenção

    Tupa

  • admin disse:

    Olá Tupã,

    o fato do script não ter executado em seu computador é porque faltou você inserir um “./” junto ao nome para indicar o caminho do script. Por exemplo, ao invés de executar assim:

    root@milton-desktop:/home/milton/Desktop# u804intelsoundfix.sh

    você deveria ter executado assim:

    root@milton-desktop:/home/milton/Desktop# ./u804intelsoundfix.sh

    É possível também utilizar o caminho absoluto:

    root@milton-desktop:# /home/milton/Desktop/u804intelsoundfix.sh

    Espero que possa lhe ajudar, Milton!

    Saudações livres!

    Jansen

  • RODRIGO disse:

    cara n consegui pelo script mas pelo modo manual, deu certo!!!

    OBRIGADO MESMO MANINHO…

    TENHO UMA DUVIDA Q TALVEZ VC POSSA ME AJUDAR…
    MEU TECLADO N ACENTUA TIPO EU CLICO NO ACENTO E ELE N ESPERA A LETRA Q VAI ACENTUAR E SAI LOGO

    TIPO “M’USICA” ENTENDE?? O ACENTO SAI ANTES DE EU COLOCAR A VOGAL.

  • RODRIGO disse:

    PS.: meu laptop ‘e exatamente igual ao seu qnt `a marca

Leave a Reply