PostHeaderIcon Segurança e criptografia com o mouse no desktop do Ubuntu 8.04.

Finalmente, encontrei algum tempo para instalar o Ubuntu 8.04, o Hardy Heron. Logo após a instalação, procurando por novidades, um pequeno recurso logo me chamou bastante a atenção: um novo applet incluso no ambiente do Gnome para criptografar e descriptografar o conteúdo do clipboard (a região de memória que guarda o texto selecionado após pressionar o famoso Ctrl + C). Interessante, não?

Talvez esse recurso já seja do conhecimento de muitos usuários e já esteja noticiado em muitos lugares. E isso é o mais provável. Portanto, essa dica muito mais vale para aqueles que, como eu, estão atrasados. Ao invés de digitar comandos em um terminal, esse applet coloca à disposição dos usuários convencionais o uso de um recurso interessante de segurança utilizando apenas alguns cliques do mouse. Para os mais experientes, também é um atalho para o seu dia-a-dia.

Para adicionar o applet, basta clicar com o botão direito na barra de ferramentas, escolher a opção "Add to Panel" e, na tela apresentada, selecionar "Clipboard text encryption" e clicar em "Add".

 

Antes de utilizá-lo, porém, é preciso ter, pelo menos, um par de chaves GPG criado e, opcionalmente, as chaves públicas de seus contatos, devidamente importadas. Uma vez que o applet esteja carregado na barra de ferramentas, ao salvar algum conteúdo no clipboard, pressionando "Ctrl + C", logo é possível executá-lo , clicando com o mouse sobre o seu ícone, para criptografar e/ou assinar digitalmente o texto salvo. O resultado é apresentado em uma nova janela que surge no desktop, conforme a mostrado a seguir: 

 

O texto criptografado e/ou assinado, pode ser salvo em outro arquivo, encaminhado por email, salvo em um pen drive, dentre outros. Fácil, não?

Caso o conteúdo salvo no clipboard seja um texto do GPG, ao clicar no applet a opção "decrypt" já é apresentada automaticamente. Após sua execução, nessa situação e, caso a opção "Decrypting or verifying the clipboard" esteja selecionada, o conteúdo do texto descriptogrado e a conferência de sua assinatura digital (se for o caso) são apresentados:

 

Simples, não?

One Response to “Segurança e criptografia com o mouse no desktop do Ubuntu 8.04.”

Leave a Reply